Alternativas de geração de energia para o Brasil

fontes alternativas de energiaEntrevista realizada com Márcio Santilli, do Instituto Socioambiental (ISA), falando a sua opinião sobre o uso de alternativas para gerar energia.

Eu acho que é muito acertada a decisão de partir, de agora, em busca de novas alternativas de geração para poder atender à demanda energética do Brasil e acho que há uma opção diante da situação que vive hoje o clima do planeta tem de ser por energias limpas.

Portanto, de origem solar, eólica, de biomassa ou até mesmo aproveitando a energia hídrica, mas utilizando técnicas que não exijam o barramento dos grandes rios e que causam muito menos impactos ambientais. Nós deveríamos pensar em uma estratégia de País que estimule milhares de pequenas gerações através da geração distribuída por empresas, por propriedades rurais, por comunidades, por residências.

Ademais de pensar simplesmente na geração por essa ou aquela via, a gente tem que pensar no pacote completo. Das tecnologias, dos meios de transmissão, da viabilidade das pessoas poderem investir, linhas de crédito que facilitem isso.

Na verdade, é uma política global que permita que esse tipo de redação possa vir com o passar do tempo alcançar uma escala importante dentro da matriz energética brasileira.

Uma opção de intervenção forte do governo para incentivar o uso de energias renováveis seria a criação de leis que obriguem grandes empresas consumidoras de grandes quantidades de energia elétrica a investirem na produção de sua própria energia. Sabemos que esse investimento acaba se pagando sozinho e no longo prazo haverá um economia de dinheiro por parte da empresa.

Fonte: Site do Planalto

Leave a Reply

Close Menu