Geração de Energia Solar – Dias quentes x Dias frios

Pode parecer meio contraditório, mas você sabia que a geração de energia solar possui maior eficiência nos dias frios do que nos dias mais quentes? É, bem estranho para quem não está por dentro do assunto, mas é a mais pura verdade.

Um inscrito do canal Eduardo Aquino fez a seguinte pergunta no seu canal:

“Olá, tenho 10 painéis em série todos Canadian, 8 de 265 watts, 2 de 325, no Inversor EcoSolys 2000 o ECOS 2000 que seria de 2000 watts, aqui no RS no inverno dá 2.200 watts (ou seja, RS seria lá no Rio Grande do Sul), dá 2.200 watts 9 amperes chegaram a marcar um inversor; no verão com o calor o máximo que chega é 1500 watts, não passa de 5.5 amperes, o que pode ser?”

Como o inscrito disse, ele mora no Rio Grande do Sul, onde o inverno costuma ter temperaturas na média de 6 a 10 graus Celsius e no verão pode chegar a incríveis 40 graus Celsius.

Vamos lá: é devido ao calor, tá? Para você que não entende muito bem como é que funciona vou explicar bem rápido; um painel solar é composto de células de silício, silício é uma matéria prima muito utilizada para componentes eletrônicos, ou seja, um painel solar é um componente eletrônico (ou eletroeletrônico) então quanto mais quente estiver, quanto mais calor estiver sobre a superfície, mais perdas você vai ter.

Portanto, no inverno eu tenho ali um dia claro porém está bem mais frio, já no verão eu tenho um dia muito mais claro, porém muito mais quente. Devido a esse calor excessivo no verão, haverá muitas perdas na geração da energia solar pela placa fotovoltaiva.

Para os mais curiosos, recomendo que leiam o datasheet do painel solar fotovoltaico, lá vai ter duas especificações que vai te fazer entender um pouco mais sobre isso.

Gostou? Compartilhe com seus amigos. Caso queira assistir ao vídeo na íntegra, basta clicar no player abaixo ou conferir diretamente no YouTube através do canal “Eduardo Aquino”.

Leave a Reply

Close Menu