O que saber antes de instalar energia solar na sua casa ou empresa

Em entrevista realizada com a diretora da Cinesolar, Cynthia Alario, falou sobre a importância de planejar e analisar o ambiente antes de contratar a instalação de painéis solares para gerar a sua própria energia.

Para você ter um sistema na sua casa é muito variável, com relação a preços, a estrutura, dimensões , pois você primeiro precisa saber onde você mora pra entender a incidência de luz solar no ambiente.

É necessário saber o consumo de watts necessários para sua casa e poder estabelecer quantas placas solares e baterias serão necessárias para atender a demanda diária. É geração e armazenamento.

Curso de energia solar online

Então pra isso tem várias empresas no mercado, que são especializadas nisso… Pra quem é engenheiro, quem trabalha na construção civil, não é nada absurdo… Tem eletricista… a gente fez o curso e é algo fácil de ser feito…

Têm cursos disponíveis no mercado também, para as pessoas poderem fazer, entender . Então é uma questão agora de quem quer mesmo: Google, curso de energia solar online, têm vários no mercado disponíveis a qualquer pessoa, com ou sem experiência na área.

Em julho existe uma feira de energia solar que se chama Enersolar, aqui em São Paulo, na Fazenda Rio Grande, onde vem gente do todo o mundo e também é um lugar onde a pessoa se informam sobre os mais diversos assuntos relacionados a geração de energia solar.

O fato é o seguinte… Para virar, para popularizar, aí sim é política pública. Porque é pensar, é repensar o sistema energético do Brasil. Então sim, neste momento para popularizar eu acho que aí a gente tem que pensar nessa conversa com o governo, para que ele incentive cada vez mais.

Existe em São Paulo a Usina fotovoltaica de Tanquinhos, localizada em Campinas, Em Alagoas, tem no Ceará… o próprio Eike Batista com a empresa dele montou uma usina solar no Ceará…

O fato é que esse sistema mantém a mesma lógica dominante, que é que você vai ter um lugar onde você gera energia e você já distribui. E o que a gente está propondo… é que onde a sua casa, vira uma produtora, é que você vai ter geração local.

Então você não vai ter que ficar criando redes e mais redes de para distribuir, que é o que acontece hoje no nosso país. Existe uma hidrelétrica que é a grande matriz energética brasileira e ela distribuiu para todas as casas naquelas redes imensas, aí dá um problema no lugar e estraga tudo… não!

O esquema solar, a proposta de você ter em casa, de você ter outros núcleos, é que a tua casa vira uma usina, de energia. – Juntar os telhados de todas as casas… do bairro e colocar isso em todos os telhados, para que vire uma usina gigante, que sustente o bairro todo. Para que isso aconteça em escala aí é necessária a entrada do poder público, tanto na parte de incentivo financeiro como por políticas públicas.

Leave a Reply

Close Menu