O setor de energia solar tem um futuro promissor

Se há um setor da economia que está bem aquecido, tanto no Brasil quanto nos grandes centros econômicos, é o de energia solar.

homem mostra painel de energia solar
Foto: flickr.com/photos/agenciabrasilia/41031415252

Quem possui habilidades e conhecimentos para trabalhar na área de energia renovável e eficiência energética terá o privilégio de viver um dos momentos mais importantes do surgimento desse tipo de energia, podendo aproveitar a escassez de profissionais e se destacar como trabalhador.

Há também outro fato que torna esse momento completamente diferente de todos os anteriores. Atualmente, o impulso das energias renováveis ​​era baseado no apoio do financiamento público para diminuir a distância entre o custo dessas energias limpas e as energias fósseis tradicionais, mais sujas, mas mais baratas.

A diferença é que, há três anos (e sem levar em conta que o preço do petróleo está subindo), a produção de energia a partir de energias renováveis ​​é mais barata e, portanto, mais lucrativa do que a produção de combustíveis fósseis.

Isso significa que apoiar e investir em energia renovável não é mais uma questão exclusivamente de consciência ecológica, mas que é uma decisão de racionalidade econômica. E neste contexto, o futuro é completamente diferente.

A conta é simples, um sistema de energia solar fotovoltaico “se paga” em torno de 5 a 8 anos. Levando em consideração que a maioria dos painéis solares oferecem uma garantia de 20 a 25 anos, você terá pelo menos uns 12 anos sem pagar nenhum real por energia elétrica.

Portanto, se você pretende atuar na área, deve começar o mais rápido possível. Aproveita o “boom” do mercado, a demanda por trabalhadores já é alta e tende a crescer ainda mais.


Leave a Reply

Close Menu