A usina solar que funciona 24h por dia

A empresa SolarReserve (EUA) criou a primeira usina solar de sal fundido totalmente funcional do planeta. A luz do sol tem se tornado uma das melhores opções ambientais para geração de energia limpa já que é um recurso renovável e não contribui para o aumento das emissões de gases de efeito estufa no ambiente.

Portanto, um problema comum enfrentado com a maioria das usinas de energia solar que usam os paineis fotovoltaicos é que elas capturam energia através dos painéis solares em si e somente podem gerar eletricidade durante o período do dia quando há sol.

USINA SOLAR 24H POR DIA

A unidade de energia solar Crescent Dunes da SolarReserve, localizada em Nevada, EUA, muda isso oferecendo a primeira usina em grande escala do mundo a usar luz do sol e sal para gerar uma constante fonte de energia, dia e noite, com ou sem a presença do sol.

Isso possibilita que as usinas da SolarReserve operem da mesma maneira que uma usina à carvão, nuclear ou à gás natural, porém, sem o uso de combustível fóssil e sem produzir quaisquer emissões prejudiciais ou resíduos perigosos à saúde humana.

Porém, a luz que vem do sol não é usada diretamente, ao invés disso ela é refletida para uma torre receptora de sal fundido com 195 metros de altura que é capaz de armazenar energia para o uso posterior. Isso é feito com mais de 10 mil espelhos rastreadores, chamados heliostat, que refletem e concentram os raios de sol no grande permutador de calor que fica em cima da torre.

A equipe da empresa observa que embora a unidade da da Crescent Dunes utilize um novo método de sal fundido, ela ainda aquece água, cria vapor, e gira uma turbina para gerar eletricidade, semelhante a uma usina de energia convencional.

O projeto irá produzir 500 mil megawatt hora de eletricidade por ano, o que é 2 vezes mais que a energia produzida por uma usina solar fotovoltaica de mesmo tamanho tudo isso com um preço competitivo com a eletricidade convencional à base de combustíveis fósseis.

Leave a Reply

Close Menu